Refletir sobre o papel do Direito na nossa Vida - Projeto Aqueduto das Águas livres
Projeto Aqueduto das Águas Livres sensibiliza estudantes do ensino secundário para o valor das regras e a importância do Direito na nossa Sociedade.
A NOVA Direito iniciou no 2º semestre deste ano letivo a concretização do projeto “Aqueduto das Águas Livres” (Projeto Aqueduto). Através deste projeto é procurada a sensibilização para a forma como o Direito está presente no nosso dia a dia, como nos influencia e modela os nossos comportamentos e a nossa relação em Sociedade.
O projeto Aqueduto procura ligar a Academia à Sociedade, manifestando-se como um projeto de responsabilidade social. Através do diálogo e do debate, os alunos NOVA Direito interagem com os alunos do Secundário contribuindo para dinamizar um papel ativo de cidadania responsável, algo crucial na forma como se pensa o Direito na NOVA.
Este projeto inovador conta ativamente com o amadrinhamento da Exmª Senhora Procuradora Joana Marques Vidal. A partir de uma afirmação feita pela Senhora Procuradora em entrevista ao “Expresso”, após final do seu mandato como Procuradora-Geral da República, onde se afirmava que a corrupção merecia uma estratégia nacional que começasse nas escolas, os Professores Mariana França Gouveia, Rita Calçada Pires, Frederico da Costa Pinto e Jorge Morais Carvalho desenvolveram a ideia e criaram o projeto. Este envolve cerca de 20 alunos da licenciatura e assenta em formação e reflexão conjunta prévia às intervenções nas escolas secundárias, promovendo mais um exemplo da relação de proximidade entre alunos e professores NOVA Direito e a permitindo aprofundar a personalização no ensino de um Direito inovador, ligado à realidade e consciente da sua importância na proximidade com o cidadão, aqui os mais jovens.
Este projeto teve início na Escola Secundária Santa Maria de Sintra, no fim do mês de abril. Entretanto foi crescendo nas iniciativas tendo estado presente em escolas de Almada, Carregado, Lisboa e Arruda dos Vinhos, tendo havido espaço para receber alunos de Tomar.
As ações junto das escolas secundárias regressam no início do próximo ano letivo.
Lançamos o convite à comunidade académica da NOVA Direito para se associar a esta iniciativa. Quem quer fazer parte do projeto?"
|